A segunda edição do “Parceiros da Boléia” premiou o desempenho de empresas e motoristas em cinco meses de campanha
A NovAmérica realizou, na última quarta-feira, a cerimônia de premiação dos melhores transportadores parceiros, em uma campanha que avaliou, durante cinco meses, o desempenho de seis empresas e cerca de 200 motoristas. O Parceiros da Boléia foi criado para estreitar os laços entre os fornecedores e a sucroalcooleira, que controla sua própria gestão logística, mas não a operação em si. Esta foi a segunda edição do evento que, no ano passado, chegou a diminuir em 60% o volume de reclamações dos clientes quanto às entregas da companhia. O programa abrange três CDs da fabricante – Guarulhos e Limeira (SP), e Piedade (RJ) – que, juntos, correspondem a cerca de 60% do volume total produzido.
“O Parceiros da Boléia é um programa não de incentivo aos colaboradores, mas de reconhecimento pelo bom trabalho prestado por eles”, pondera Paulo Gibim, diretor de Planejamento e Logística da NovAmérica. “Nós usamos as transportadoras para as entregas tanto do grande varejo, quanto do mercado de bairro. Em muitos casos, o cliente faz sua encomenda por telefone com nossa equipe de vendas, e o único contato pessoal que ele tem conosco é através do motorista que entrega nossos produtos. Eles são, portanto, o nosso cartão-de-visitas”, justifica o executivo, sobre a importância de se valorizar o bom desempenho desses profissionais.
A experiência com a primeira edição do Parceiros da Boléia gerou algumas pequenas modificações no regulamento da campanha deste ano. Em vez de se estender por quase um ano, o programa durou cinco meses, de acordo com o período de safra e colheita da cana. As premiações ao longo do processo passaram a ser mensais em vez de bimestrais, e as pontuações de cada motorista zeravam ao final de cada mês, para equilibrar a disputa. Os melhores colaboradores de cada filial ganharam uma TV de LCD, e o melhor entre todos eles, ganhou uma viagem de uma semana para Salvador. A melhor transportadora recebeu um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 10 mil, para oferecer treinamento ou festa para seus funcionários.
Os melhores motoristas por unidade da NovAmérica foram Guilherme Quirino Da Cruz Neto, filial Limeira (SP), da distribuidora SKR Dionello; Josinaldo Vicente, filial Piedade (RJ), da Jomabri – que levou também o prêmio principal entre os colaboradores; e Antonio Fernandes de Sousa, filial Guarulhos, da IBL. Em primeiro lugar entre todas as transportadoras ficou a Lazinho, de Limeira (SP), e a melhor filial da NovAmérica foi a de Guarulhos (SP).
Futuro
A NovAmérica afirma que esta foi a última edição do Parceiros da Boléia, cumprindo sua programação original. Ao final do evento, Gibim agradeceu e parabenizou aos presentes pelo esforço que têm feito, e que tem se traduzido em melhora significativa dos indicadores de performance. “Embora muitas das melhorias sejam intangíveis, houve uma redução sensível no volume de reclamações e devoluções, e um índice de perdas da ordem de 0,25%”, comemorou. Segundo o executivo, outras campanhas nesses moldes deverão acontecer, mas só depois de consolidada a fusão acionária com a Cosan, cujo protocolo de intenções foi anunciado em março último.