O Porto de Itaguaí (RJ), administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), ganhou o Prêmio Antaq 2022 como primeiro colocado na categoria Maior Evolução anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) entre os portos públicos.
A 5ª edição do evento, promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), aconteceu no dia 10 de novembro, no Clube Naval de Brasília (DF), e contou com discursos do diretor geral da agência, Eduardo Nery, do diretor-substituto, Alexandre Lopes, e da diretora Flávia Takafashi, além do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
Leia mais: CDRJ movimenta 45,9 milhões de toneladas nos nove primeiros meses do ano
Na categoria IDA, as autoridades portuárias dos portos organizados e os terminais de uso privado (TUPs) são avaliados em duas modalidades: Maior Índice de Desempenho Ambiental e Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental. O Porto de Itaguaí se destacou na última, com a maior variação positiva do IDA em 2021. O diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, e a superintendente de Sustentabilidade da companhia, Gabriela Campagna, receberam o troféu pelas mãos de Alexandre Lopes.
“Essa premiação evidencia o alto nível técnico na gestão da companhia, cada vez mais alinhada às melhores práticas, e demonstra a preocupação da autoridade portuária com o meio ambiente e a relação porto/cidade”, disse Laranjeira. “O prêmio é fruto do esforço da gestão em atender aos padrões estabelecidos como referência na área de sustentabilidade ambiental, estimulando os empregados, arrendatários e demais parceiros da comunidade portuária a buscarem atingir o mesmo objetivo”, completou Gabriela.