Empresa pode atuar agora na área de transporte e armazenagem de produtos químicos perigosos
A operadora Cesa Logística obteve a certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), que permitirá a atuação na área de transporte e armazenagem de produtos químicos perigosos. O certificado é lançado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e têm como objetivo a redução dos riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos perigosos. Foram atingidos 100% dos itens mandatários e 97% dos indicados.
A certificação vale por dois anos e, após este período, a operadora deve se submeter a novas avaliações para mantê-la. Para obtê-la, a equipe da Cesa se preparou para mudanças expressivas, especialmente nos últimos três meses do ano. Entre as novidades, estão a padronização geral dos procedimentos; os treinamentos mais controlados de toda a equipe; a maior integração e interação dos empregados; a extensão de benefícios, como exames médicos e treinamentos, aos terceirizados e, finalmente, o trabalho de conscientização quanto ao meio ambiente, saúde, legislação e procedimentos adequados.
O processo de obtenção da SASSMAQ exigiu ainda adaptações internas, incluindo parâmetros das certificações ISO 9000, 14000 e 18000. “Investimos em coleta seletiva, treinamentos e informações para os colaboradores. Houve alterações no manuseio dos produtos, no tratamento de resíduos, nos cuidados com a descarga de materiais, além da implantação de kits específicos de primeiros socorros nos caminhões”, afirma Max Gilbert Filho, diretor-superintendente da Cesa. A empresa também realizou treinamentos específicos com a brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros, outra exigência das normas da SASSMAQ.