A Brasil Terminal Portuário (BTP) recebeu a certificação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) que atesta o cumprimento a requisitos de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional. A certificação é válida por três anos e, além dela, desde setembro do ano passado, a companhia possui a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA), emitida pela Receita Federal com o objetivo de atestar a segurança das operações.
A certificação do SGI foi recomendada no último mês de dezembro e, após auditoria do órgão internacional Bureau Veritas (BVQI), reforça o trabalho de excelência da BTP em suas operações no Porto de Santos (SP) ao adotar um sistema de gestão integrado e pautado nas versões mais recentes das normas ISO 9001 e ISO 14001, ambas de 2015, e OHSAS 18001, de 2007.
O processo de adequação do sistema de gestão da empresa à ISO e ao OHSAS durou cerca de um ano e contou com o envolvimento de todos os departamentos na revisão e integração dos processos administrativos e operacionais. “As etapas de estruturação do sistema de gestão integrado, na BTP, foram cumpridas à risca. Nesse sentido, foi fundamental a participação e o comprometimento de todo o time BTP, que assumiu a responsabilidade de buscar, em conjunto, esse reconhecimento internacional”, afirma o diretor de Assuntos Corporativos, Joel Contente.
Já o diretor-presidente, Antonio Passaro, destaca que os ganhos com esses padrões internacionais adotados na BTP representam a melhoria contínua dos processos que norteiam o negócio. “Os benefícios desse sistema de gestão se estendem aos nossos colaboradores, aos clientes e à comunidade, na medida em que alcançamos um novo patamar de excelência na qualidade dos serviços prestados e, principalmente, no cuidado com o meio ambiente, a saúde e a segurança, valores que já praticamos desde a fundação da empresa”, diz.