A Wärtsilä, companhia que fornece motores presta serviços para navios e usinas termelétricas, assinou, na última quinta-feira, 14 de março, um acordo para a instalação de uma fábrica de equipamentos de geração de energia e propulsão naval no Superporto do Açu (RJ). Ao todo, a unidade demandará, em investimentos próprios da multinacional finlandesa no Brasil, cerca de 20 milhões de euros.
A empresa, que atua no país há 23 anos, aposta nas novas instalações para acompanhar as exigências de produção local e atender à crescente demanda de mercado, sobretudo na indústria offshore. Em sua fase inicial, as atividades da fábrica multiproduto se concentrarão em geradores de médio porte e propulsores azimutais, com a possibilidade de expandir a gama de produtos de acordo com as necessidades de mercado.
A construção da planta, que terá 4.000 m² no TX2 – terminal onshore – e contará com orla e cais próprios, terá início em abril de 2013 e está programada para atingir completa capacidade operacional em meados de 2014. O acordo prevê o aluguel de uma área total de 29.300 m² por 30 anos a ser renovável por igual período.