A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) apresentou, no mês de maio, algumas modificações e adequações no Porto de Paranaguá. Uma delas é o serviço de batimetria e sinalização do canal de acesso. Com investimentos na ordem de R$ 406 mil, a Appa já concluiu o processo de licitação para a operação e deve apresentar um contrato dentro dos próximos dias.
“O levantamento batimétrico estabelece a profundidade do canal e por sua vez o calado para os navios que entram no porto. Também é usado para acompanhamento e medição do volume de material a ser retirado em obras de dragagem, como a que será iniciada em Paranaguá nos próximos dias”, explica o superintendente do porto, Luiz Dividino.
A batimetria é um levantamento topográfico do fundo do mar. É utilizado um ecobatímetro, com sistema integrado de posicionamento global (GPS), para medir a profundidade em uma posição exata. A execução do serviço está prevista na Lei dos Portos, 8.630, e deve ser feita periodicamente. A última batimetria feita em Paranaguá foi em janeiro de 2011.
Além disso, o porto também está contratando uma empresa que ficará responsável pelo serviço de manutenção das bóias de balizamento que fazem a sinalização dos canais de acesso e da bacia de evolução dos portos paranaenses. O investimento previsto para esse contrato é de R$ 847 mil.
Plano de Zoneamento
A Appa concluiu também, no mês de maio, o Plano de Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO). O plano destacou a possibilidade de o porto diversificar e dobrar o volume de carga nos próximos 20 anos. Isso significa que os 41 milhões de toneladas movimentadas em 2011 podem chegar a mais de 80 milhões nas próximas décadas.
O plano ainda identificou um total de 50 milhões de m² disponíveis para crescimento de área e retroárea. “Mesmo com esse crescimento previsto, o porto ainda vai conseguir manter 80% de área preservada na baía”, completa Dividino.
Fertilizantes
Outra modificação feita pela Appa foi a readequação das normas do segmento de fertilizantes, com o propósito de dar maior clareza e transparência às operações portuárias no porto de Paranaguá. Para isso, a Appa está promovendo audiências com os operadores portuários do segmento, com o Sindicato da Indústria de Fertilizantes, com representantes da Secretaria da Agricultura do Paraná, Secretaria da Infraestrutura e Logística, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, entre outras autoridades.
“Nosso objetivo é ouvir a sociedade, em especial todas as empresas envolvidas no segmento de fertilizantes de forma a garantir o interesse público e principalmente a isonomia na prestação dos serviços portuários. Temos que oferecer condições de igualdade para todos os operadores”, afirmou o superintendente da Appa.
A iniciativa da revisão das normas se deu após a falta de clareza nos procedimentos de uso das instalações públicas, preferenciais de atracação para determinadas empresas em detrimento de todas as demais, índices de produtividade questionáveis e principalmente a utilização de instalações públicas com isenção de tarifas.