A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) anunciou nesta segunda-feira, 5 de dezembro, os vencedores do processo de licitação para arrendamento e construção dos quatro primeiros lotes do Terminal de Grãos (Tegram), localizado no Porto do Itaqui, em São Luis, Maranhão.
Com o novo terminal, o escoamento de grãos pelo porto passará de dois milhões para até cinco milhões de t a partir do final de 2013. Na segunda fase do projeto, a capacidade deverá dobrar, atingindo dez milhões de t. Ao todo, serão investidos R$ 322 milhões pela iniciativa privada.
As empresas que venceram a licitação vão investir, juntas, R$ 143,1 milhões. A NovaAgri Infra-Estrutura de Armazenagem e Escoamento Agrícola ofereceu R$ 62 milhões; a Glencore Serviços e Comércio de Produtos Agrícolas, R$ 35,4 milhões; a CGG Trading, R$ 25,5 milhões; e o Consórcio Crescimento ofereceu a quantia de R$ 20,2 milhões. O Consórcio é formado pela Louis Dreyfus Commodities Brasil e Amaggi Exportação e Importação.
Atualmente, cerca de 80% da soja exportada pelo Brasil passam pelos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), que enfrentam gargalos logísticos e sobrecarregam o sistema viário, pela distância das regiões produtoras. Porém, a crescente produção de grãos no Centro-Oeste, na região Sul do Maranhão e no Piauí, somada à maior oferta de hidrovias e ferrovias de integração, possibilitará o surgimento de uma nova lógica da exportação de soja no País.
Projeta-se que cerca de 11,5% da produção de grãos do País poderá passar pelo Porto do Itaqui. “O novo terminal mudará o eixo de exportação de grãos do Brasil. Conseguiremos reduzir o custo do transporte dos grãos produzidos no Centro-Oeste que são direcionados para exportação. Será um grande avanço para a infraestrutura portuária nacional e contribuirá para que o Brasil possa continuar aumentando, ano a ano, suas exportações”, diz Luiz Carlos Fossati, presidente da EMAP.
A localização do Porto Itaqui, no Nordeste do País, traz vantagens como a proximidade tanto dos Estados produtores de grãos quanto dos mercados consumidores, como China, Japão e Europa. Uma viagem do Porto de Paranaguá ao Porto de Roterdã (Holanda), demora de 17 a 18 dias. Já se for feita a partir do de Itaqui, o percurso irá durar no máximo 14 dias.