A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, assinou na última sexta-feira, dia 18 de novembro, um contrato com a Technip Brasil para a instalação de uma unidade de produção de tubos flexíveis para apoio à indústria offshore no Superporto do Açu (RJ). A previsão da indústria é investir R$ 650 milhões na construção da fábrica.
A unidade da Technip, com início de produção previsto para 2013, estará localizada na margem direita do TX 2 – terminal onshore do empreendimento e terá área para produção de tubos flexíveis, além de área para armazenagem e teste de material. O local contará com 500 metros de frente de cais e 289.800 m² de área total.
A previsão da companhia de logística é que a receita gerada pelo aluguel da área e utilização da infraestrutura pela companhia fabricante de tubos flexíveis seja de R$ 22 milhões por ano.
Segundo o diretor presidente da LLX, Otávio Lazcano, o Superporto do Açu se consolida como o principal destino para as indústrias de suporte ao setor de petróleo e gás no Brasil. “Além de excelentes condições para instalação de suas unidades, o empreendimento está situado a apenas 150 km da Bacia de Campos e cerca de 250 km das Bacias de Santos (SP) e do Espírito Santo, o que possibilita maior competitividade e redução de custos logísticos para as empresas que ali se instalarem”, diz.
Já o diretor-presidente da Technip Brasil, José Jorge Araújo, explica que a empresa está investindo em novas instalações no Brasil visando atender principalmente às demandas advindas a partir da exploração do pré-sal. “Precisamos estar preparados para os desafios que virão, e o arrendamento dessa área no Superporto do Açu nos ajudará a atingir esses objetivos”, afirma.