O Tecon Santos - Terminal de Contêineres da Santos Brasil no Porto de Santos (SP) anunciou, na última sexta-feira, dia 21 de outubro, a chegada de três novos RTGs (Rubber Tire Gantry Cranes) vindos da China.
Os três guindastes sobre pneus, do modelo Twin Pick – que realizam a movimentação de dois contêineres de 20 pés –, fazem parte de uma encomenda de 12 novos equipamentos do tipo adquiridos pela Santos Brasil, em um investimento total de cerca de R$ 36 milhões. Os equipamentos são capazes de formar pilhas de até sete contêineres de largura por seis de altura.
O objetivo da Santos Brasil com a aquisição é otimizar o espaço de armazenagem e aumentar a capacidade operacional do terminal, além de melhorar a produtividade, que já é a maior do país, com 80,38 movimentos por hora (leia mais aqui). “O uso dos RTGs é importante para nossa estratégia de melhoria constante da eficiência nos pátios e no terminal como um todo. A implantação desses equipamentos representa de três a cinco movimentos a mais por hora, no comparativo com as empilhadeiras de contêineres”, explica Washington Flores, diretor executivo do Tecon Santos.
A previsão é de que mais três RTGs cheguem ao Tecon Santos em novembro e outros seis em dezembro. Somados aos 34 guindastes já existentes, o terminal passará a contar com 46 unidades do equipamento.