Porto de Paranaguá terá novas linhas para contêineres
Além dos novos serviços, obras no cais visam aumentar capacidade operacional do terminal
Por Redacción el
7 de junio de 2011 a las 11h05 (atualizado em 10/06/2011 às 12h21)
O Porto de Paranaguá terá, a partir da primeira semana de julho, quatro novos serviços nas operações do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). As novas linhas somam-se às 16 já existentes, ampliando o atendimento do porto e possibilitando aumento direto na movimentação de contêineres.
Os novos serviços de navegação atenderão a Europa, Ásia, Caribe e Golfo do México e a Costa Leste dos Estados Unidos. “Com as novas linhas, o volume de contêineres movimentado crescerá potencialmente 15%”, conta o diretor superintendente do terminal de contêineres, Juarez Moraes e Silva.
Para o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, a ampliação dos serviços ofertados pelo terminal é resultado do esforço conjunto de armadores, praticagem, Capitania dos Portos e da Appa. “Com esta ampliação, estamos atingindo o objetivo do Governo do Estado de atender as demandas dos exportadores e importadores paranaenses, ampliando a oferta de serviços e otimizando as instalações existentes”, diz Maron.
No segundo semestre de 2011, o terminal de contêineres passará ainda por obras físicas que ampliarão o cais em 315 metros com o objetivo de abrigar o terceiro berço do terminal e novos equipamentos. Dois portêineres post-panamax e outros equipamentos – como transtêineres, empilhadeiras e caminhões – estão a caminho, com chegada prevista para o mês de outubro. Ao todo, serão investidos R$ 137 milhões nas obras.
De janeiro a maio deste ano, o Porto de Paranaguá movimentou um total de 276,5 mil TEUs. A previsão é que haja um aumento de capacidade operacional de contêineres de até 50%, passando dos 700 mil TEUs movimentados no acumulado de 2010 para 1,2 milhão de TEUs em 2012 e 1,5 milhão em 2013.
www.portosdoparana.pr.gov.br
Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad.
Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.