Local tem capacidade estática para 100 veículos
A Companhia Docas do estado de São Paulo (Codesp) decidiu abrir na última quarta-feira, dia 23 de junho, em caráter provisório, cerca de 10 mil m² para estacionamento de caminhões na Avenida Augusto Barata, na reta da Alemoa. O local é uma área recentemente transferida à companhia pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e atenderá aos caminhoneiros autônomos credenciados pela Autoridade Portuária. A capacidade estática é de cerca de 100 caminhões.
O controle, gerenciamento e fiscalização da instalação são de responsabilidade da Codesp, que definiu em acordo com representantes dos caminhoneiros autônomos as regras para utilização. A utilização é gratuita, permitido a veículos atrelados, sem carga, em plenas condições de funcionamento para uma permanência de, no máximo, 48 horas, sendo o retorno possível somente após período de seis horas da saída. Ao motorista do veículo será autorizado o acesso e permanência durante o tempo necessário para a manobra.
Quinze vagas são dedicadas para permanência de bugs desatrelados por até dez dias, desde que os respectivos cavalos mecânicos demandem reparos. O responsável pelo veículo deverá assinar termo de compromisso no desengate e comprovar o reparo realizado dentro do prazo máximo permitido.
Também está prevista ação de socorro mecânico emergencial por até duas horas, em função de avarias ocorridas no estacionamento. Caso não seja solucionado o atendimento, o responsável deverá providenciar a retirada do veículo por meio de reboque.
A Codesp informa que não se responsabiliza por qualquer dano ocorrido na área e o acesso só é autorizado mediante assinatura do responsável de termo de compromisso isentando a empresa de responsabilidade. A desobediência às regras estabelecidas implica em penalidades previstas, que vão desde a suspensão do direito de estacionar por sete dias até a suspensão permanente.