Verba de R$ 1,3 bilhão será aplicada em obras de infraestrutura do Super Porto do Açu
A LLX Minas-Rio Logística Comercial Exportadora, subsidiária da LLX Logística obteve, no último dia 27 de janeiro, o montante de R$ 1,3 bilhão para financiar projetos de infraestrutura, a fim de escoar o minério de ferro proveniente das minas da Anglo American – empresa que atua na área de mineração e recursos naturais –, em Minas Gerais, por meio do Super Porto do Açu (RJ).
O valor corresponde a 73% do total que será utilizado pela empresa nas ações. Os 27% restantes serão provenientes de recursos próprios. Pelo contrato, a companhia tem 12 meses para amortizar a dívida e uma carência de dois anos e meio. O financiamento foi baseado na modalidade project finance, sendo 50% do total solicitado de crédito cedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o restante pelos bancos Unibanco e Itaú.
Segundo informações da LLX Logística, a verba será destinada à construção de quatro berços, uma ponte de atracação com três quilômetros de extensão, sendo 500 metros em terra e 2,5 quilômetros mar adentro, e dois pátios de estocagem com capacidade para um milhão de toneladas de minério de ferro cada. A meta é iniciar a operação no local ao final de 2011.