A movimentação portuária no Brasil atingiu 1,32 bilhão de toneladas em 2024, representando um crescimento de 1,18% em relação ao ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo desempenho dos portos públicos, que registraram um aumento de 5,13% e movimentaram 474,38 milhões de toneladas. Entre os portos de maior fluxo, Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR) registraram variações de 2,05%, 8,78% e 1,65%, respectivamente.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o crescimento reflete investimentos na modernização e expansão da infraestrutura portuária. "Somente em 2024, mais de R$ 1 bilhão foi investido, e a expectativa para este ano é de R$ 1,7 bilhão", declarou. O ministro também destacou medidas voltadas à desburocratização, como o programa Navegue Simples, que busca maior eficiência nos processos administrativos.
Entre as iniciativas anunciadas, está o leilão do terminal ITG 02, em Itaguaí (RJ), previsto como um dos maiores do setor portuário brasileiro. No dia 27 de fevereiro, será divulgada a concessão do Túnel Santos-Guarujá, com investimento de R$ 6 bilhões em parceria entre os governos federal e estadual. "O Brasil precisa de ações integradas entre os governos federal e estaduais para garantir o desenvolvimento do país", afirmou Costa Filho.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, destacou a importância da agenda ambiental para o setor. "Foi concluído um estudo sobre os impactos climáticos nos portos brasileiros, além de três projetos voltados à transição energética", afirmou.
O transporte de cargas conteinerizadas registrou crescimento de 20%, alcançando 153,33 milhões de toneladas. Entre os principais produtos transportados estão plásticos, produtos químicos orgânicos e ferro e aço.
O Porto de Salvador (BA) registrou aumento de 41,18%, atingindo 6,6 milhões de toneladas. O volume foi impulsionado pelo crescimento na movimentação de fertilizantes (210,22%) e contêineres (36,81%).
Entre os produtos com maior crescimento na movimentação portuária, destacam-se trigo (39,51%, totalizando 9,03 milhões de toneladas), gás de petróleo (35,31%, com 5,29 milhões de toneladas) e combustíveis e óleos minerais (23,63%, com 4,06 milhões de toneladas).
A movimentação nos portos refletiu no comércio exterior, contribuindo para um superávit de US$ 74,5 bilhões na balança comercial de 2024, o segundo maior da série histórica.
Os terminais privados movimentaram 845,98 milhões de toneladas, mantendo um resultado próximo ao de 2023. O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) foi o que mais movimentou cargas, com 175,98 milhões de toneladas e crescimento de 5,68%. O Porto de Itapoá (SC) registrou aumento de 16,03%, alcançando 13,61 milhões de toneladas.
As secas ocorridas no país impactaram o transporte hidroviário, que registrou queda de 4,7%, totalizando 115,34 milhões de toneladas. A movimentação na hidrovia do Rio Paraguai apresentou retração de 58,24%, atingindo 3,3 milhões de toneladas.