Os portos brasileiros foram responsáveis por 97,2% do volume total de exportações e importações do Brasil em 2024, de acordo com o levantamento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Em termos de valor FOB, a participação foi de 82,1%.
A corrente brasileira de comércio marítimo, que representa a soma das importações e exportações, somou US$ 492,5 bilhões em 2024, registrando um crescimento de 2,24% em comparação com 2023, enquanto a balança comercial brasileira via marítima recuou 12,9% na mesma comparação, pressionada pelo aumento das importações e pela queda no valor médio de commodities-chave, como soja (-16,5%), combustíveis minerais (-4,07%) e minérios (-3,06%).
De acordo com a ATP, alguns produtos brasileiros ganharam destaque no cenário internacional. O café, por exemplo, registrou um crescimento de 52,7% em valor FOB, impulsionado por uma alta tanto na quantidade exportada quanto nos preços médios. A celulose também apresentou resultados positivos, com um aumento de 34,8% no mesmo indicador, consolidando-se como um dos principais itens da pauta exportadora do país.
Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, os dados evidenciam a centralidade dos terminais portuários para o desempenho econômico brasileiro, especialmente em um ano de desafios e transformações no comércio global.
“Para sustentar esse protagonismo, investimentos contínuos em infraestrutura e eficiência serão cruciais, garantindo que o Brasil mantenha sua competitividade e explore novas oportunidades no mercado internacional”, afirmou.