A Wilson Sons, operadora de logística portuária e marítima no Brasil, divulgou um crescimento significativo no Tecon Rio Grande durante os nove primeiros meses de 2024. No período, foram movimentados 616.581 TEUs e 351.983 contêineres, representando um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2023.
O crescimento foi impulsionado pelo aumento de 10% nas exportações, com destaque para madeira, celulose e utensílios domésticos. As importações também registraram alta de 17%, motivadas pelo incremento nos desembarques de resinas, partes e peças, e plásticos. Um dos fatores mais relevantes do período foi o aumento de 335% no transbordo, resultado do início das operações das linhas FIL (Far East-India-Latin America Service), da Hyundai Merchant Marine (HMM), e RBM (Rio Grande-Buenos Aires-Montevidéu), da Bengal Tiger Line (BTL). Esses novos serviços fortaleceram a movimentação de cargas na região do Prata, refletindo diretamente no aumento do volume de transbordo.
Em setembro, o Tecon Rio Grande registrou o melhor mês de sua história, com a movimentação de 79.997 TEUs e 45.140 contêineres, um aumento de 45% em comparação a setembro de 2023. As operações de transbordo se destacaram com um crescimento de 498%, enquanto as importações subiram 32%.
Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, comentou sobre os resultados. "Estamos sempre atentos às movimentações de mercado e como as empresas estão se adaptando. Oferecemos soluções personalizadas, o que nos permitiu alcançar esses resultados. Um dos marcos deste período foi a parceria com a HMM e a BTL, que consolidou a concentração de cargas no Cone Sul, contribuindo para a eficiência dos serviços prestados."
O Tecon Rio Grande é um dos principais terminais de contêineres do Brasil e da América Latina, com uma capacidade operacional de 1,4 milhão de TEUs. Ao longo de seus 27 anos de operação, tornou-se essencial para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, conectando o Estado ao Brasil e ao mundo. Atualmente, o terminal atende mais de 3 mil clientes e é reconhecido por sua automação e localização estratégica, recebendo embarcações New Panamax em seus 900 metros de cais.