O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) registrou um notável aumento nas exportações de açúcar no período de janeiro a agosto de 2023. A movimentação de 1.840 TEUs (contêineres de 20 pés) representa um crescimento de 4.500% em comparação ao mesmo período em 2022, quando foram registrados 40 TEUs. A carga, em sua maioria originária do estado de São Paulo (60%), tem como destino principal o continente africano, respondendo por 52% do total exportado.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil já exportou mais de 13,24 milhões de toneladas de açúcar até a terceira semana de julho de 2023, gerando uma receita cambial significativa de US$ 6,27 bilhões.
A TCP atribui parte desse sucesso às adversidades climáticas enfrentadas por outros grandes fornecedores de açúcar, como a Índia, o que impulsionou a demanda pelo produto brasileiro. Giovanni Guidolim, gerente comercial, logística e de atendimento ao cliente, expressou otimismo ao afirmar que a empresa espera manter esse desempenho nos próximos meses.
Um fator determinante para o aumento expressivo nas exportações de açúcar por contêineres é a significativa redução no valor do frete marítimo, registrando uma queda de aproximadamente 60% em relação a 2022. Essa diminuição contribuiu para tornar as operações mais rentáveis. Além disso, a flexibilidade oferecida pelo transporte por contêineres, permitindo a formação de lotes controlados e armazenagem gratuita por até sete dias no terminal durante operações de exportação, é destacada como uma vantagem estratégica pela TCP.
Giovanni Guidolim enfatiza a parceria da TCP com armazéns na retroárea do terminal, possibilitando serviços estratégicos para garantir a qualidade do atendimento aos clientes, como a armazenagem do produto, processo de estufagem em contêiner e conferência de lotes.
O transporte de açúcar por contêineres também apresenta a vantagem de permitir a exportação de carga de forma fracionada, com embarque e descarga facilitados, evitando interferências das variações climáticas comuns nas cidades portuárias, que podem afetar operações na modalidade break bulk.
Além do sucesso nas exportações de açúcar, a TCP alcançou um marco histórico ao movimentar 16 milhões de TEUs na última semana de agosto de 2023, consolidando sua posição como um terminal líder após 25 anos de operações no Paraná. Nas exportações, carnes e produtos congelados foram destaque, seguidos por commodities agrícolas. Nas importações, bens de consumo e eletrônicos lideraram, seguidos pelo setor automotivo.
LEIA TAMBÉM: