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TCP bate 3 recordes de produtividade em julho e agosto de 2023

A empresa ainda pretende investir este ano aproximadamente R$ 370 milhões em melhorias na infraestrutura do terminal
Por Redacción el 27 de septiembre de 2023 a las 9h34
TCP bate 3 recordes de produtividade em julho e agosto de 2023
Foto: Divulgação/TCP
Foto: Divulgación/TCP

A empresa responsável pela gestão do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) anunciou a conquista de três importantes marcos de produtividade durante os meses de julho e agosto de 2023. No dia 28 de julho, a TCP registrou um recorde ao realizar a movimentação de cinco encostes (processo de descarga e carregamento de trens) na ferrovia em um único dia. Esse número superou a média diária do terminal, que é de quatro encostes.

No mês seguinte, em agosto, a TCP continuou sua série de recordes, desta vez no setor ferroviário. Durante esse período, um total de 9.364 contêineres foram transportados pela ferrovia, marcando um aumento em relação ao recorde anterior, estabelecido em agosto de 2022, com 8.902 contêineres - um crescimento de 5%.

O terceiro marco de produtividade registrado pelo terminal foi relacionado aos gates (locais de entrada e saída de caminhões). No mês de agosto, um total de 44.427 contêineres passaram pelos portões da TCP, representando um acréscimo de 1.075 unidades em comparação com o recorde anterior, estabelecido em maio do mesmo ano.

Felipe de França, Gerente de Planejamento de Operações da TCP, atribuiu esses sucessivos aumentos de produtividade ao compromisso contínuo com investimentos estratégicos. Um desses investimentos foi a instalação de uma nova balança ferroviária dinâmica, que permite a pesagem de vagões e composições ferroviárias em movimento.

Além disso, a TCP concluiu com sucesso a eletrificação dos RTGs (guindastes de pórtico com pneus de borracha) utilizados para descarregar os trens, o que aumentou significativamente a confiabilidade e disponibilidade desses equipamentos, ao mesmo tempo em que reduziu em 90% os custos de manutenção e em 95% as emissões de CO².

Para o ano de 2023, a TCP tem planos de investir um total de R$ 370 milhões em melhorias na infraestrutura do terminal, incluindo uma expansão de 43% no pátio reefer, utilizado para armazenar contêineres com controle de temperatura, que passará de 3.572 tomadas para 5.126 disponíveis. Essa expansão estabelecerá o TCP como o terminal com a maior área reefer entre os terminais brasileiros. Além disso, uma subestação de energia própria foi construída para sustentar a expansão energética do terminal, que é reconhecido como o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo.

"Somado aos investimentos projetados, esse recorde de 5 encostes nos dá boas amostras para o plano de ampliação de produção previsto para 2024. Trabalhamos continuamente para oferecer soluções multimodais que atendam nossos clientes com eficiência e qualidade", disse Rafael Seijas, Gerente Executivo de Planejamento da Brado, parceira da TCP.

Além disso, a TCP destaca-se por ser o único terminal do sul do Brasil com conexão direta do modal ferroviário com a zona alfandegada, proporcionando aos clientes maior agilidade, segurança e uma redução de até 30% nos custos em comparação com o transporte rodoviário. Em parceria com a Brado Logística, os ramais ferroviários conectam o terminal às cidades paranaenses de Cascavel e Cambé, facilitando o escoamento da produção do estado, bem como de exportadores de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Além disso, a TCP concluiu o projeto intermodal KBT, realizado sob medida para atender exclusivamente a empresa do setor de papel e celulose Klabin. Esse projeto conecta o Terminal de Contêineres de Paranaguá ao lado da fábrica da Klabin em Ortigueira, Paraná, através da ferrovia operada pela Brado, solidificando ainda mais a posição da TCP como um importante hub logístico da região.
 

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