A Santos Brasil concluiu na última semana a cravação das três primeiras estacas da obra de ampliação do cais do Tecon Santos (SP). Trata-se de uma importante etapa das obras civis da primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal, que aumentará em 220 metros o cais acostável, totalizando 1.510 m, sendo 1.200 m no Tecon Santos e 310 m no Terminal de Veículos (TEV).
A ampliação do cais, que terá investimentos de cerca de R$ 150 milhões e deve ser concluída em 18 meses, permitirá que o Tecon Santos tenha capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (de 366 m), adequando o terminal para a nova categoria de embarcações prevista para escalar o porto nos próximos anos.
De acordo com o presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, a companhia segue comprometida com o desenvolvimento da atividade portuária e do seu próprio negócio em uma visão de longo prazo. “Temos consciência da importância estratégica do setor portuário para o país e a nossa responsabilidade para com a sociedade exige que estejamos preparados para atender com qualidade as demandas que estão por vir”, diz.
O projeto total de ampliação e modernização do Tecon Santos prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão e aumentará a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEUs para 2,4 milhões de TEUs por ano.