A Riopol – Rio Polímeros S.A., fabricante de resinas plásticas, prepara-se para inaugurar, no início do segundo semestre, o primeiro empreendimento gás-químico integrado da América Latina. Trata-se de uma unidade de produção instalada próximo à Refinaria Duque de Caxias (RJ) com capacidade para produzir 530 mil toneladas de polietileno por ano.
O projeto exigiu investimentos de US$ 1,08 bilhão. O gerenciamento e construção da unidade couberam ao Consórcio Lummus Andrômeda, formado pelas empresas ABB Lummus e Snam Progetti, da Itália. A Katoen Natie, empresa Belga com filial em Paulínia (SP), atuou como integradora dos fornecedores de obras civis, e no manuseio de granéis e máquinas de embalagem.
Os grânulos de plástico em forma de cilindros (pellets, em inglês) são misturados e transportados até os silos sobre as ensacadoras ou despachados a granel. A JMB Zeppelin, filial brasileira da Zepelin, empresa alemã especializada no manuseio de materiais secos – foi a escolhida para fornecer os equipamentos de manuseio e transporte do material granulado, entre eles Blenders, elutriadores, transportadores, compressores, controles elétricos e silos. "O foco do trabalho da Zeppelin no projeto da Rio Polímeros foi fornecer o mais moderno conjunto de equipamentos para possibilitar eficiência e produtividade internacional, tanto na entrega por sacaria como nas entregas a granel", explica o diretor da empresa, Ricardo Santos..
Para atender o projeto, a JMB Zeppelin desenvolveu silos menores – chamados de Transilos – que não necessitam de obras civis, pois já vêm com placas-base, dispensando fundações. "São de fácil operação e têm capacidade para 76 ou 105 m3", esclarece Santos. "A JMB Zeppelin domina a tecnologia que possibilita aos fabricantes de resinas transportar e entregar o material sem necessidade de utilização de sacos na fábrica do transformador", acrescenta.
O diretor explica que o transporte a granel tornou-se corriqueiro no Brasil em empresas que consumem mais de 100 toneladas por mês de resinas plásticas do mesmo tipo. "Além de diminuir os custos de mão-de-obra no manuseio, esse tipo de transporte evita a perda de produto. Com isso, há um ganho de produtividade em toda a cadeia", afirma.
O controle acionário da Riopol é dividido entre os grupos privados nacionais Unipar (33,3%) e Suzano Química (33,3%), além das estatais Petroquisa (16,7%) e BNDESPAR (16,7%). A matriz da companhia fica no Rio de Janeiro e há um escritório também em São Paulo.
Ana Paula de Andrade
www.riopol.ind.br
www.jmbzeppelin.com.br
www.katoennatie.com.br