A partir de um conceito criado pela Cargolift, os profissionais de engenharia da Volvo do Brasil desenvolveram o rodotrem – ou rodocontêiner – com capacidade para transportar, de uma só vez, dois contêineres de 20 pés. Os atuais caminhões do mercado suportam no máximo, dois contêineres de 20 pés ou um de 40. Há duas semanas em operação, o veículo transporta componentes para a linha de montagem da Volvo, para exportação, e traz de Paranaguá (PR) as peças que chegam por lá.
O rodotrem faz a rota Paranaguá-Curitiba da Cargolifit, operador logístico localizado em Curitiba. Na composição do veículo, que tem 30 metros de comprimento, o caminhão é um Volvo FH12 420cv e o implemento é da Cargolift. O rodocontêiner faz 14 viagens semanais, transportando 28 contêineres de 40 pés no período, numa rota de 110 quilômetros. "O mesmo caminhão está sendo testado com carretas tipo sider", informa Markenson Marques, presidente da Cargolift, citando uma operação de transporte de peças para a Volvo a partir de São Paulo.