A Locar, empresa que atua no segmento de transportes especiais, informa que foi a escolhida para ser a responsável pelo içamento (verticalização) das estacas e pré-moldados para a construção do píer de atracação e carregamento de navios no Terminal da Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários), em Santos (SP). Para realizar a operação, a companhia empregará duas gruas M 2250 fabricadas pela Manitowoc e uma Grua da Liebherr, modelo LR 1400.
Erguido na margem esquerda do porto, o projeto é o primeiro da Construtora Norberto Odebrecht a receber a certificação no escopo de obras portuários onshore e dragagem. O contrato entre a construtora e a Locar foi firmado no ano passado e vai até o fim de 2013.
O terminal está sendo construído para atender a demanda das exportações e conta com 803 mil m² de área total, sendo 342 mil m² de retroárea para armazenagem de cargas gerais, 60 mil m² de tancagem de etanol, 1.100 m de cais, dois píeres e calado de 16 m. Com investimento total de R$ 2,3 bilhões, o local estará apto a movimentar anualmente cerca de 2 milhões de TEUs e 2 bilhões de litros de etanol.
Segundo o diretor Técnico Corporativo da Locar, Amilcar Spinetti Filho, a companhia sente-se orgulhosa por fazer parte de um projeto certificado pela ISO 9001 e faz uma promessa. “Nossa missão será atender o cliente na construção do píer dentro do prazo estipulado”, afirma.