Operador logístico passa a realizar o inbound na linha de produção de ônibus
A Santos Brasil informa que, desde a segunda quinzena do mês de fevereiro, realiza os serviços de logística de abastecimento – inbound – das fábricas da Mercedes-Benz para a linha de ônibus. A operação complementa o trabalho já prestado para a montadora na linha de caminhões, que inclui armazenagem, além do abastecimento.
As peças, todas de origem nacional, são coletadas na fábrica da montadora, em São Bernardo do Campo (SP), e armazenadas em 1.500 posições-palete no Centro de Distribuição (CD) da Santos Brasil, localizado no bairro do Jaguaré, em São Paulo. Entre as peças estão chicotes elétricos, alavancas de mudança, mangueiras, chapas e parafusos. No total, o operador logístico movimentará mensalmente cerca de seis mil peças da linha de ônibus em seu estoque.
O abastecimento da linha de produção ocorre diariamente por meio de pedidos enviados via EDI (Eletronic Data Interchange), integrados entre os sistemas da Mercedes-Benz e Santos Brasil Logística. A separação e o transporte dos itens para atender a sequência de montagem nas linhas de produção da montadora são realizados no modelo Just In Time (JIT). São dois horários, definidos de acordo com a demanda, a fim de aumentar a eficiência do processo e reduzir a necessidade de estoques intermediários.
O contrato com a Mercedes-Benz, iniciado em meados de outubro do ano passado para a linha de caminhões, conta com os serviços da Santos Brasil Logística para transporte de contêineres de importação e exportação, gerenciamento de estoque e transporte de peças para a linha de montagem de caminhões, chassis, eixos e motores. Para atender o cliente, a Santos Brasil investiu aproximadamente R$ 10 milhões, que incluíram a compra de 21 novos caminhões, 35 semi-reboques e quatro empilhadeiras. Dez profissionais foram contratados para a expansão do serviço.