Novo projeto de armazenagem das marcas femininas Folic e Checklist rendeu um aumento de 90% na capacidade de expedição de pedidos
A Linx Logística, especializada em logística interna, foi contratada pelas marcas de moda feminina Folic e Checklist, para redesenhar todo o layout do CD que dividem. Clientes da divisão de sistemas da Linx desde 2003, as grifes visavam melhorar a gestão dos estoques e o fluxo de produtos, aumentar a acuracidade da separação de pedidos, e ampliar sua capacidade de expedição. O projeto, iniciado ainda no final do ano passado, envolveu também a revisão dos processos e até adequação dos equipamentos de armazenagem e movimentação.
“O primeiro passo foi fazermos um estudo de layout e reorganizarmos todo o CD. Dessa forma, os produtos em caixas tiveram espaço de armazenagem dobrado. Já para as peças armazenadas em cabides, aumento foi de 50%”, conta Daniel Mayo, diretor da Linx Logística. A segunda etapa correspondeu a um levantamento profundo dos processos, para identificar possíveis gargalos, retrabalhos e passos em duplicidade. “A partir daí, fizemos um mapeamento dos novos processos, aumentando a capacidade de recebimento e separação dos pedidos em 90%”, informa.
Além das já mencionadas melhorias diretas, as grifes Folic e Checklist, que funcionam em sistema de rede de franquias, procuram também obter avanços indiretos e mais difíceis de mensurar. “O cliente espera, ainda, alcançar uma boa redução de perdas e maior acuracidade na separação dos pedidos, ambas decorrentes da melhor organização do CD”, afirma o executivo.