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Volvo desenvolve composição rodoviária para a Sadia

Por Redacción el 30 de septiembre de 2009 a las 10h45 (atualizado em 19/04/2011 às 11h19)

Veículo otimiza utilização da frota, ampliando capacidade de carga transportada

A Volvo do Brasil, a Sadia e fabricantes de implementos desenvolveram um projeto para aumentar a capacidade de carga das composições rodoviárias que transportam produtos frigorificados. Denominada Vanderléia Frigorífica, a composição de seis eixos nasceu da necessidade de adaptação da frota da Sadia aos novos limites das dimensões e pesos definidos por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Volvo desenvolve composição rodoviária para a Sadia
O veículo, um FH 6x2, agora, utiliza materiais mais leves, apresenta chassi mais curto e sofreu adequação da transmissão. A nova composição tem capacidade para transportar até 30 paletes, de dois a quatro a mais do que os implementos substituídos, ou 33,5 toneladas, cinco a mais do que uma composição frigorífica convencional.

Segundo o engenheiro do Centro de Inovação e Excelência Logística da Sadia, Luciano Farago, com a composição a empresa resolveu o problema de veículos que poderiam ultrapassar o peso permitido pela legislação. Além disso, afirma, a companhia diminuiu o número de composições rodando, aumentando a capacidade individual de transporte.
 
Frota otimizada

Para racionalizar o uso da frota, sem comprometer o atendimento à demanda de transporte, os engenheiros responsáveis pelo projeto diminuíram o entre-eixos do cavalo mecânico, passando dos usuais 3,5 ou 3,7 metros para um entre-eixos de 3 metros.

De acordo com o engenheiro de Vendas da Volvo do Brasil, Deonir Gasperin, com um entre-eixos menor foi possível realizar a correta distribuição de cargas do caminhão conectado ao baú frigorificado de 15,5 metros, dentro dos atuais limites legais, o que permitiu aumentar o número de paletes transportados.

A solução 6x2 utilizada combina molas parabólicas “S” no eixo de tração, com terceiro eixo com suspensão pneumática. Além disso, contempla barra estabilizadora e amortecedores nos dois eixos, garantindo estabilidade e dirigibilidade. Há outro diferencial. Apesar do espaço reduzido, foram introduzidos novos tanques de combustível customizados que atingem a mesma capacidade de armazenamento dos veículos convencionais.

Segundo o gerente de Grandes Frotas da Volvo, Rogério Kowalski, os transportadores Sadia já adquiriram 28 caminhões Volvo FH 6x2 com este entre-eixos. A meta é atingir 81 unidades com esta aplicação.

www.volvo.com.br

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