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ALL começa a transportar álcool em São Paulo

Por Redacción el 20 de agosto de 2008 a las 16h31 (atualizado em 19/04/2011 às 16h11)

Em conjunto com produtores e distribuidores de combustível empresa investe R$104 milhões em centros coletores, infra- estrutura e vagões-tanque

Estimulada pelo incremento dos negócios do setor sucroalcooleiro no país, a ALL (América Latina Logística), produtores de álcool e integrantes do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustível (Sindicom) formalizaram parceria para investir R$ 104 milhões na implantação de uma infra-estrutura de coleta e distribuição de combustível no interior paulista.

O investimento integra a instalação de 11 centros coletores, estrutura de carga e descarga em Paulínia (SP) –  região de Campinas – e 250 novos vagões-tanque.  A previsão é a de que a  ferrovia movimente um milhão de metros cúbicos de álcool com destino ao mercado de São Paulo e região, em 2009, podendo chegar a 2 milhões por ano até 2010.

Um fato relevante é que essa operação marca a estréia da movimentação de álcool na malha da antiga Brasil Ferrovias, adquirida pela ALL em 2006, abrangendo as três concessões, Ferroban, Ferronorte e Novoeste – vias que passam por justamente pelas maiores áreas de produção do país. Para se ter uma idéia, a produção anual brasileira é de 24 bilhões de litros, dos quais  aproximadamente 4 bilhões de litros destinam-se à exportação e os outros 20 bilhões são consumidos no mercado interno, tanto para fins de combustível automotivo (carros Flex-Fuel) e demais finalidades – só o estado de São Paulo é responsável por cerca de 75% de todo o volume nacional de açúcar e álcool.

Volumes

A capacidade de cada vagão-tanque é de 103 metros cúbicos de combustível, que será captado nos pontos coletores instalados nas regiões de Fernandópolis, São José do Rio Preto, Uchoa, Araraquara, Pradópolis, Passagem, Bauru, Araçatuba e Andradina (SP), além de Alto Taquari (MT) e Chapadão do Sul (MS). Além dos 11 pontos concentradores de cargas, distribuídos nas principais regiões produtoras de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, há ainda a infra-estrutura de ramal e descarga ferroviária na Refinaria Planalto Paulista (Replan), em Paulínia que está em construção e ficará pronta em setembro próximo.

O responsável pela Unidade de Líquidos da ALL, Eduardo Fares, está otimista. “Ingressamos em um mercado em expansão, que será atendido com uma base de capacidade ociosa, ofertando ao mercado uma logística mais produtiva e de baixo custo”, diz. A parceria prevê a otimização da frota ferroviária, com a movimentação do álcool como carga de retorno, o que torna o frete mais atrativo e a ferrovia mais competitiva. Atualmente, a ALL opera 170 mil/m3 por mês de diesel e gasolina, que são captados na Replan, em Paulínia, com destino ao interior de SP, MS e MT. Estes vagões, que antes retornavam vazios para captação, agora partem carregados com o álcool produzido no interior, completando o ciclo dos ativos e reduzindo o custo operacional.
 
Segundo o executivo da All,  o principal desafio do projeto foi convencer os grupos produtores a mudar sua matriz modal, investir em infra-estrutura ferroviária no interior (centros coletores) e conciliar os interesses das empresas que compõem o Sindicom, possibilitando a instalação unidades de descarga própria na Refinaria”. A Replan concentra um pool de distribuidoras formado pelas bandeiras BR, Shell, Esso, Texaco, Ipiranga e Repsol. Já os principais produtores parceiros no projeto são: Copersucar, Cosan, CrystalSev, Usinas Guarani, Grupo Moema, Grupo Cerradinho, Usinas Coruripe e Usina São Martinho.

www.all-logistica.com

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