Linx Fast Fashion inicia operações com Camisaria Colombo
O Grupo Linx, especializado em soluções tecnológicas para empresas de varejo, está iniciando este mês as operações de uma nova divisão, a Linx Fast Fashion, que atuará como operador logístico para empresas do ramo de vestuário. A Camisaria Colombo, rede de varejo de vestuário masculino, é o primeiro cliente a fechar contrato e deixará a cargo da recém-criada divisão os seus processos logísticos, como recebimento, armazenagem, separação de pedidos e entrega nas lojas.
Para viabilizar a nova operação, o Grupo Linx está investindo R$ 2,5 milhões em um centro de distribuição exclusivo para a nova divisão. Localizado no km 18 da Rodovia Anhangüera, em São Paulo, o CD terá seis mil m2 de área de movimentação e armazenagem após a sua completa verticalização. “Temos um amplo know-how na concepção de projetos e sistemas para empresas de varejo e nossos clientes manifestavam forte interesse em transferir seus processos logísticos para especialistas”, explica Daniel Mayo, diretor da Linx Fast Fashion. O espaço terá a capacidade de receber e expedir 50 mil peças por dia, além de armazenar 500 mil peças dobradas e/ou em cabides.
Estruturada para operar com flexibilidade para atender as necessidades próprias de cada cliente, a nova divisão está preparada para manusear, armazenar, separar e expedir mercadorias em paletes, caixas, cabides, packs ou a granel, podendo realizar operações de cross-docking ou reposição por vendas. O CD também conta com sistemas de tecnologia de informação usando o sistema de gestão empresarial integrado (ERP Linx Global Fashion) para controle das operações e gestão de armazenagem, além de um link dedicado de dados com o cliente.
O contrato fechado com a Camisaria Colombo, rede de 107 lojas em 54 cidades do Brasil, prevê o recebimento no CD de todas as mercadorias provenientes de fornecedores nacionais e internacionais. Depois de conferidos e manipulados, os produtos passarão por processos como etiquetagem de preço, passadoria, costura, armazenamento, distribuição e expedição para as lojas. A gestão do transporte e da entrega também ficará sob responsabilidade da nova divisão da Linx, inicialmente com frota terceirizada.
Tendo um maior controle sobre as mercadorias, a rede espera ter uma diminuição de 20% no estoque no período de um ano. “Até agora, não tínhamos um controle efetivo sobre o estoque e isso gerava aumento de custo, já que a armazenagem é bastante cara. Com o montante economizado na estocagem, vamos investir na expansão da rede”, explica Álvaro Jabur Maluf Jr., diretor Comercial da Camisaria Colombo.