O projeto foi iniciado em fevereiro de 2003. A Dicico e os fornecedores decidiram abrir as informações sobre estoques e vendas, de modo que tanto a rede varejista quanto os fornecedores pudessem avaliar as reais deficiências e oportunidades. ECR Brasil: (11) 6191-0232
A partir daí, estabeleceram metas para a redução de custos, melhoria no nível de serviço, reposição e atendimento. As metodologias de reposição eficiente foram utilizadas para a racionalização dos níveis de estoque e o gerenciamento por categorias para a adequação do sortimento e do mix de produtos ao perfil dos consumidores.
Em apenas quatro meses de implantação, os índices de ruptura nas gôndolas dos itens mais vendidos forma reduzidos a zero. Em relação as vendas , o foco do projeto se concentrou na oferta de produtos. Antes, todas as lojas eram iguais e ofereciam os mesmos itens, independente da localização. Com a adoção do gerenciamento por categorias, foi possível redimensionar os produtos de acordo com o perfil dos clientes de cada uma das sete lojas e oferecer serviços mais adequados.
Houve significativo ajuste no sortimento e um fornecedor reduziu em 30% o número de itens ofertados. Otimista com os resultados apresentados até agora com o ECR-Eficiência Dicico, a rede varejista planeja os próximos passos do projeto, que consiste em reduzir ainda mais os índices de estoques, adotar o sistema de intercâmbio eletrônicos e informações com os fornecedores e aumentar o nível de conhecimento sobre o consumidor.