O provedor logístico Cargo Servicios Industriales da Argentina, pertencente ao Grupo Cargo, que também controla as empresas Expreso Cargo e CSI Cargo Logística (Brasil), inaugurou no mês de junho uma planta própria dedicada à fabricação de embalagens e paletes de madeira na cidade de Córdoba (Argentina). Entre os serviços desenvolvidos na planta, estão o desenho, a provisão de insumos, a construção das embalagens, o tratamento fitossanitário e a consolidação nos meios de transporte.
“Essas embalagens são desenvolvidas para alguns clientes que fazem a exportação da Argentina para o Brasil e para a Europa”, explica Andrés Cáceres, gerente Comercial da CSI Cargo. “Percebemos que o mercado tinha esta demanda e, como as embalagens fazem parte da operação logística, decidimos entrar neste nicho”, acrescenta o gerente, enfatizando ainda que a empresa também fabrica embalagens para clientes que não utilizam seus serviços de logística interna.
Para a Volkswagen, por exemplo, a Cargo Servicios Industriales realiza a movimentação dentro das instalações da montadora (também situada em Córdoba) e, no final da linha da montagem, as caixas de câmbio e os eixos do comando da bomba de óleo são embalados com as caixas feitas pela nova fábrica, para então ser realizada a consolidação das cargas destinadas às plantas da empresa em São José dos Pinhais (PR) e São Paulo.
A nova unidade, com 7.000 metros quadrados de área construída, exigiu investimentos superiores a US$ 1,5 milhão em infra-estrutura e equipamentos para a linha de produção.
Para a fábrica da FIAT em Betim (MG), as embalagens são utilizadas para o envio de motores, caixas de câmbio e peças de estamparia fabricados na Argentina, enquanto para a Renault as peças embaladas têm como destino a fábrica da montadora em São José dos Pinhais e algumas plantas localizadas na Europa e Ásia.
“Iniciamos as operações para estes clientes já com o desenvolvimento das embalagens. Eles têm a opção de utilizar embalagens de outros fornecedores, mas a vantagem é que temos conhecimento dos produtos fabricados, o que otimiza recursos e facilita o fluxo de informações. A opção do cliente por nossas embalagens faz com que haja somente um interlocutor e, caso ocorra qualquer tipo de oscilação na demanda, conseguimos percebê-las e resolver os problemas mais facilmente”, afirma Cáceres.