Operador especializado em produtos perecíveis adota tecnologia de gerenciamento de armazenagem
Para administrar toda a cadeia logística e de custos dos clientes, o operador logístico Logimasters está finalizando a implantação da tecnologia de gerenciamento de armazenagem e gestão operacional de estoques Store/WMAS, desenvolvida pela Store Automação. A solução será utilizada para agilizar o processo de recebimento de cargas que passam pelo processo de congelamento ou recuperação do frio para serem exportadas.
“Com o gerenciamento da operação de ponta-a-ponta via WMS, o cliente conseguirá administrar sua cadeia de custos, eliminando o trabalho de organizar todos os documentos fiscais de cada serviço prestado para poder saber o valor de cada embarque”, explica Carlos Moraes, gerente de Gateway da Logimasters. As operações executadas pela empresa incluem o recebimento da mercadoria, o congelamento, o processo de documentação para exportação, a paletização aérea e a entrega do palete já desembaraçado, por meio de seu Redex (Regime Especial de Exportação), no aeroporto para o embarque direto na aeronave. Tudo é faturado de forma única para o cliente.
O acompanhamento online em tempo real de cada momento da operação será agora possível com a solução desenvolvida pela Store. “Por meio do sistema de radiofreqüência implantado no armazém e de coletores portáteis, será possível fazer a baixa ou a inclusão online de mercadorias”, afirma Marcos Rigacci, gerente de TI da Logimasters. “Isto permitirá uma maior segurança nas informações dos produtos estocados nos armazéns e da saída deles do depósito”.
A solução permitirá ainda o controle de volumes, registrando o número da embalagem, procedência, todos os códigos SIF (Serviço de Inspeção Federal) obrigatórios, certificados (de procedência e sanitário), datas de produção, de validade e peso, assim como outras especificações para a armazenagem e distribuição de produtos perecíveis. “Ainda para o modelo de armazém frigorificado, o sistema executará o apontamento e o acompanhamento de temperatura de endereços, além de oferecer comandos que evitam expedir caixas fracionadas e ajustam automaticamente as quantidades de pedidos”, afirma Wagner Tadeu Rodrigues, presidente da Store.