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Atualização tecnológica

Por Redacción el 19 de julio de 2005 a las 14h53 (atualizado em 12/05/2011 às 11h38)

O Expresso Araçatuba, empresa de transporte de cargas pelos modais rodoviário e aéreo, acabou de implantar, no 1º semestre deste ano, um programa de atualização tecnológica em todas as 40 filiais da empresa. O processo de implantação do novo sistema de gerenciamento de transporte começou em março de 2004, e levou cerca de um ano para ser finalizado, consumindo investimentos de R$ 2 milhões. O novo sistema foi desenvolvido em parceria com a Microsiga, uma desenvolvedora de softwares brasileira.

O objetivo foi a atualização tecnológica do Sistema Sistran, até então o software responsável pela gestão operacional da empresa, além de integrar os sistemas das áreas operacionais, administrativas e comerciais, disponibilizando todas as informações das filiais para a matriz, via internet. A nova solução é um TMS (Transportation Management System), e traz todas as funcionalidades do Sistran, com melhorias e recursos adicionais.

Uma das novidades é a atualização do Radar, sistema de informações oferecido aos clientes da empresa, batizado agora de Radar II. O sistema oferece todo o tracking das operações do Expresso Araçatuba - acompanhamento de carga, que pode ser consultado por Nota Fiscal ou CTRC (Conhecimento do Transporte Rodoviário de Cargas), visualização das imagens dos comprovantes de entrega, além de chat online com os atendentes, para esclarecimentos e informações. A grande vantagem do Radar II é que as consultas agora acessam diretamente o banco de dados do TMS. "A partir do momento que a informação é colocada no sistema, já é possível localizá-la. Não é mais necessário aguardar a transmissão de arquivos, como acontecia com o Radar I", afirma Rogério Poças, analista de Desenvolvimento do Araçatuba.

O processo de implantação teve início nas unidades expedidoras, que geravam o CTRC. O Expresso Araçatuba também investiu em servidores e bancos de dados modernos, links de comunicação e em cerca de 350 computadores novos. "Investimos mais de R$ 2 milhões neste projeto e já estamos colhendo os resultados positivos", afirma Mario Sergio R. Souza, diretor Administrativo/Financeiro da empresa.

"Claro que é natural termos algumas dificuldades no início, principalmente porque o usuário saiu de uma plataforma semi-gráfica para gráfica, mas o sistema é de fácil adaptação e navegabilidade", comenta o gerente de Tecnologia da Informação do Expresso Araçatuba, Ariovaldo Branco, sobre o processo de transição. Para o segundo semestre de 2005, ainda estão previstas novas atualizações, como coleta e cotação online e segunda via de boletos, entre outros.

Os benefícios da atualização tecnológica, que otimizaram o trabalho dos funcionários do Expresso Araçatuba, também podem ser constatados pelos clientes da empresa. Agora, há maior consistência e velocidade nas informações de tracking e entrega de cargas. Mais de 200 clientes já recebem informações via EDI (Electronic Data Interchange, ou Troca Eletrônica de Dados), que vão desde embarque de mercadorias e entrega aos destinatários até a emissão de fatura de fretes.

www.exata.com.br
www.microsiga.com.br

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