A DHL Global Forwarding anunciou, neste mês de novembro, o lançamento de um novo centro de competência no Brasil, focado no mercado de commodities agrícolas. O objetivo é ajudar os produtores a aprimorar os níveis dos serviços prestados aos clientes, com o apoio de uma equipe de especialistas dedicada.
O novo centro de competência tem foco especial em serviços de exportação, tais como desembaraço aduaneiro, transporte e distribuição internacional de mercadorias. Um ponto de contato único e especializado com o cliente deste mercado irá fornecer as melhores soluções logísticasde ponta a ponta, o cumprimento de obrigações fiscais e regulatórias e a gestão de questões sanitárias e de segurança, sem comprometer o tempo de trânsito.
O principal beneficiário dessa iniciativa será o cliente do produtor agrícola, que poderá centralizar todas as atividades referentes às remessas em uma única equipe durante toda a operação, de uma extremidade à outra da cadeia. A empresa também irá fornecer visibilidade sobre todo o processo para toda a cadeia envolvida na operação, o que normalmente inclui originador, trader no Brasil, instituição financeira, trader no mercado de destino e revendedor, além de intermediários.
“Nossa equipe possui uma vasta experiência e amplos conhecimentos nesta área, e está pronta para superar os desafios inerentes à cadeia logística deste segmento no Brasil”, destaca Ricardo Carui, diretor de Frete Marítimo da DHL Global Forwarding Brasil.
A empresa trabalha com alocações de espaços dedicados a este segmento com os mais renomados operadores do mercado e acordos com outros provedores logísticos para garantir a integridade das remessas e a disponibilidade de contêineres em locais próximos às áreas de produção. Neste primeiro ano, o foco do centro de competência para commodities agrícolas será em algodão, soja, milho e açúcar, que passam principalmente pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Além deste, a DHL Global Forwarding possui atualmente outros quatro centros de competência no Brasil, voltados para os mercados automotivo, farmacêutico, de tecnologia e petróleo e energia.
Pequenas e médias empresas
A empresa também criou recentemente um departamento de vendas especializado em pequenas e médias empresas. Os serviços oferecidos serão os mesmos, porém agora há um canal de relacionamento específico para atender a esse tipo de negócio.
“Esses clientes têm a necessidade de acesso a expertises, soluções e network. Uma empresa pequena pode ter apenas uma remessa mensal, por exemplo, e por isso pode não receber toda a atenção que precisa de outros provedores. Por isso, desenvolvemos uma equipe de televendas especializada, para estar em contato direto e frequente com esses clientes” explica Shawn Boyd, vice-presidente executivo de Marketing e Vendas para as Américas da DHL Global Forwarding.
Presente no Brasil desde 1976, a DHL, empresa de origem alemã, comemora 200 anos de história em 2015.