A Totvs, desenvolvedora de softwares de gestão, e a Bematech, que atua no mercado de soluções tecnológicas para o varejo, anunciaram, neste mês de agosto, que seus conselhos de administração apresentaram aos acionistas de ambas as companhias uma proposta de reorganização societária.
Se aprovada, as ações da Bematech serão incorporadas à Makira II, subsidiária da Totvs que será então integrada pela companhia, resultando na migração da base acionária da Bematech para a Totvs. Os acionistas da Bematech que aderirem à reorganização receberão em troca de suas ações R$ 9,35 e 0,043 ações da Totvs. Além da aprovação das assembleias de acionistas de ambas as companhias, a operação será submetida também ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Juntas, Totvs e Bematech atendem a toda a cadeia do varejo e combinarão know how tanto nas vendas em lojas físicas quanto no e-commerce, além dos seus portfólios de soluções especializadas nos mais diversos segmentos do varejo, como food service, supermercados, atacarejos, vestuário e calçados, lojas e magazines, eletroeletrônico, material de construção, farmacêutico, hotelaria, concessionárias de veículos e transporte de passageiros.
O objetivo da proposta é oferecer um portfólio completo de soluções e inovações para o setor. “Esse movimento com a Bematech representa um passo importante na nossa estratégia de expansão, que se iniciou com a consolidação do mercado de ERP, seguido de um aumento da especialização por segmento, e agora entra na sua terceira fase, com a consolidação de cada um desses segmentos” diz Laércio Cosentino, CEO e fundador da Totvs.
“A Bematech tem como missão tornar o varejo mais eficiente. Nesta oportunidade de união com a Totvs vislumbramos a possibilidade de ampliar significativamente a nossa oferta, agregando tecnologia e gerando valor para nossos clientes, acionistas e colaboradores”, diz Cleber Morais, CEO da Bematech.