A Cosan anunciou, na última terça-feira, dia 15 de abril, que a proposta de fusão da Rumo, sua subsidiária do segmento de logística, com a América Latina Logística (ALL) foi aceita pelo Conselho de Administração do operador ferroviário.
A proposta, feita no dia 24 de fevereiro pela própria Rumo, prevê a combinação das atividades das duas empresas mediante a incorporação das ações de emissão da ALL pela Rumo.
Agora, a ALL deve convocar uma assembleia geral de acionistas, que será realizada em até 30 dias. Nela, será votada a proposta de incorporação das ações, que prevê a atribuição de 63,5% aos atuais acionistas da Rumo e de 36,5% aos acionistas da ALL sobre o capital da nova empresa que será gerada, ainda sem nome definido.
Além disso, a negociação deve passar ainda pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e de outros eventuais órgãos da administração pública.
“A aprovação representa mais um passo na associação de duas empresas que, juntas, têm um enorme potencial de contribuir com o desenvolvimento da infraestrutura do país”, afirma Marcos Lutz, diretor-presidente da Cosan. “Nosso objetivo é criar valor com investimento e gestão, democratizando o acesso ao transporte ferroviário”, completa.