A Brado Logística amplia sua frota de locomotivas com a aquisição de quatro equipamentos GE Transportation – três modelo Dash 9 e uma AC 44. Estas novas chegam para reforçar o número de ativos da companhia, que hoje é de 38 locomotivas em operação, e serão aplicados nas malhas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. A expectativa é a de que todas as máquinas estejam em operação até junho próximo. O valor do negócio não foi divulgado.
A operadora logística divulga, também, que firmou, no último mês de março, um acordo com a Cecapa Distribuidora de Alimentos para efetuar a armazenagem e distribuição de empanado de peixe e tiras de frango congelado para a merenda escolar da rede de ensino do Paraná. O negócio prevê a entrega, até outubro, de mil toneladas de alimentos em 2.330 escolas estaduais de 399 municípios paranaenses.
Para essa operação a Brado utiliza a unidade de Colombo (PR), na qual são consolidados os envios, realizados mensalmente por 60 caminhões frigoríficos. No local, 170 t serão estocadas em 170 posições-palete. Apenas no primeiro mês, a companhia operacionalizou 200 t em dez dias, prazo estipulado pela Secretaria Estadual da Educação do Paraná.
A logística é complexa, segundo a empresa, porque os alimentos são entregues, por exemplo, em escolas localizadas em regiões agrícolas e aldeias indígenas, de difícil acesso. Nestes casos, o transporte rodoviário é feito até uma parte do percurso e depois a mercadoria segue para o destino por balsa, ou barco.
Para a gerente Comercial da Unidade de Colombo, Cristiane de Oliveira, trata-se de uma operação que demanda muita responsabilidade devido à quantidade de pontos de entrega. “Precisamos cumprir o prazo exigido, que é relativamente curto para uma operação tão abrangente”, diz.