Cerca de 20 dias após anúncio da novidade, todos os antigos parceiros da operadora já estão em processo de triagem para tornarem-se franqueados
A Total Express adotou, recentemente, o sistema de franquias, oferecido a princípio aos seus 70 parceiros regionais, que até então atuavam como terceirizados nas localidades em que a operadora não tinha filiais próprias. Lançada em meados de junho, durante a feira Franchising Expo, a novidade já atraiu interessados. “Nós tivemos uma procura bastante grande nesses quase 20 dias, e, além dos antigos agentes autorizados, outras cinco companhias já estão em triagem para tornarem-se nossos franqueados”, comemora Sérgio Brito, gerente Comercial da empresa.
O objetivo da Total com a adoção do sistema é ampliar sua rede de distribuição, que faz atualmente cerca 17 mil entregas diárias. “Nossa cobertura nacional já é vasta, mas nós queremos garantir que todas as nossas movimentações carreguem a cultura da empresa da primeira à última milha”, informa Brito, explicando que a referida cultura significa “o cuidado que a operadora tem com cada pedido, o respeito com cada cliente visitado e a noção de que está transportando os sonhos dessas pessoas que compraram via internet”. A companhia atende grandes nomes do e-commerce como Wal-Mart, Netshoes, Fnac, Sacks e Sony.
O processo de consolidação desses primeiros 75 franqueados deve durar três meses e envolve a padronização de procedimentos. “A partir da concretização da franquia, todos eles passarão a operar de acordo com o nosso manual de processos e utilizarão toda a nossa tecnologia, principalmente a de rastreamento dos pedidos”, enumera o executivo. Por outro lado, terão de abrir mão de outras parcerias e clientes. Assim mesmo, Brito aposta que apenas uma pequena parcela dos parceiros que estão em processo de franqueamento vá desistir até o final deste período. Como razões para afirmar que a franquia é um bom negócio, ele lista o “grande volume de entregas, o potencial de expansão regional e clientes já estabelecidos, com movimentação garantida”.