Parceria entre Ibraf e Francal, a iniciativa visa impulsionar os números do setor hortifrutícola
O Instituto Brasileiro de Frutas se uniu à Francal Feiras para lançar a primeira Fruit & Log, Feira Internacional de Frutas e Derivados, Tecnologia de Processamento e Logística, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de setembro, em São Paulo. A iniciativa visa promover uma ampla rede de negócios relacionados ao agronegócio, além de apresentar tecnologias de última geração em processamento, aprimorar os mecanismos de transporte para o setor e oferecer serviços essenciais em importação e exportação.
Para Moacyr Saraiva Fernandes, diretor-Presidente do Ibraf, os setores de logística, transporte e embalagens são os que mais têm a ganhar com iniciativas como esta. “Devido a problemas das origens mais diversas, desde a qualidade das estradas à fragilidade natural do nosso produto, passando pelo acondicionamento, chegamos a perder até 30% da mercadoria nesse processo”, lamenta. Mas se mostra otimista: “Essa é a área que mais tem a se desenvolver, já que é, também, nosso maior calcanhar-de-aquiles”.
Embora não haja uma estimativa definida em termos de volume de negócios gerados, ou mesmo uma previsão do número de expositores, os realizadores do evento estão confiantes. “Como se trata da primeira edição, a feira começará pequena, com três mil metros quadrados de área de exposição, e talvez 80 ou 90 estandes”, justifica Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, acrescentando que “o potencial da feira, no entanto, é imenso, pois o Brasil produz 43 milhões de toneladas de frutas por ano”, acredita.
Apesar de estrear esse ano, a Fruit & Log já atraiu nomes importantes do setor, como a Doce Mel, representante da indústria de polpas, e a RBR Trading, que faz a exportação de frutas frescas. A primeira apresentação do evento ao público aconteceu em fevereiro, no pavilhão brasileiro da Fruit Logistica, feira líder do setor de agribusiness que acontece todo ano na Alemanha. “Na ocasião, diversas empresas e os próprios comitês de outros países mostraram grande interesse em participar do nosso evento”, reforça Abdala.