O Grupo Volvo lançou uma locadora de veículos, a Locadora Volvo, empresa para locação de caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca no mercado brasileiro. A companhia atuará com planos sob medida para atender as necessidades específicas de cada cliente e segmento, seja por km rodado, hora trabalhada ou assinatura, evoluindo no conceito de veículo ou equipamento como serviço. Os prazos variam de 24 a 60 meses.
De acordo com o diretor de desenvolvimento de mercado da Volvo Financial Services no Brasil, José Olimpio Francisco, a entrada da marca no segmento de locação visa atender uma nova demanda. “Observamos uma tendência de locação de bens no transporte de cargas e logística, em setores da indústria, agronegócio, mineração, construção e florestal. Em muitos casos, esse transporte é feito por prestadores de serviços, que preferem a locação por conta dos contratos com prazos definidos.”
Já o presidente da Volvo Financial Services na América do Sul, Carlos Ribeiro, explica que a locação amplia as oportunidades de crescimento para transportadores e embarcadores, uma vez que não há necessidade de investimento em ativos. “O locatário assume apenas as parcelas mensais, alocando estes pagamentos como despesa em seu balanço.”
A montadora revela que ingressa no segmento de locação de veículos para ampliar sua gama de soluções. “A locação abre inúmeras possibilidades de negócios aos transportadores, que poderão aumentar a frota e faturamento de acordo com a sazonalidade de suas operações ou para atender projetos específicos, utilizando veículos novos que serão devolvidos ao final do contrato. Além disso, os caminhões contarão com os planos de manutenção Volvo, sendo atendidos pelas concessionárias da marca em todo o país, uma facilidade a mais para nossos clientes”, afirma o diretor executivo de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti.
Oferta
A Volvo lembra que já oferece uma série de soluções financeiras, como financiamento de veículos, financiamento de peças e serviços, seguros e consórcio. “No ano passado lançamos o serviço de ônibus por assinatura. O anúncio da Locadora Volvo permitirá ampliar ainda mais essa oferta em nosso segmento”, assegura o presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini.
Na opinião do presidente da Volvo CE na América Latina, Luiz Marcelo Daniel, a Locadora Volvo é mais uma opção da oferta na área de equipamentos, em que muitas empresas preferem não imobilizar ativos e focar os investimentos no desenvolvimento de seus produtos e serviços.
“A locação é uma opção consolidada há muitos anos em equipamentos de construção. A nossa oferta será uma alternativa muito competitiva em operações de médio e longo prazo, para frotas de equipamentos de médio e grande porte, em que os equipamentos normalmente operam em regime de dois, ou mesmo três turnos e a disponibilidade é fundamental. No cenário atual, o segmento de mineração é foco natural para esse tipo de serviço, mas operações florestais e construção de infraestrutura seguem muito perto”, assegura Daniel .
Expansão
O serviço de locação já está sendo disponibilizado, pontua a empresa, em algumas concessionárias de caminhões e ônibus Volvo, bem como distribuidores Volvo CE, e será gradativamente expandido.
“O transportador terá à sua disposição um pacote completo de serviços, incluindo seguro, manutenção etc. É mais uma opção que chega ao mercado com a credibilidade da nossa marca e a flexibilidade para atender empresas e segmentos com soluções sob medida, de acordo com cada necessidade”, assegura Francisco, diretor de desenvolvimento de mercado da Volvo Financial Services no Brasil.
O presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, pontua dizendo que a Locadora Volvo é mais um passo importante na ampliação do portfólio de serviços. “É também uma oportunidade de proporcionar uma oferta conjunta de marca, para clientes que operam caminhões e equipamentos de construção de forma simultânea, por exemplo. Diferente de outros serviços de locação do mercado, podemos fazer uma oferta mais abrangente, que engloba toda a nossa experiência e conhecimento de marca em veículos comerciais.