A Tondo, companhia da Região Sul do Brasil que atua no segmento alimentício, investiu em empilhadeiras e paleteiras da Jungheinrich para melhorar seus fluxos de produção e atender às demandas do mercado.
De acordo com a própria companhia, os níveis de exigência dos equipamentos em suas operações são bastante expressivos. A Tondo detém uma das maiores capacidades de moagem de trigo da Região Sul, com 36 mil toneladas ao mês, e uma capacidade de produção que chega a 6.600 toneladas de massa e 1.800 toneladas de biscoito ao mês.
As operações acontecem em mais de 33 mil m² de área construída, o que exige uma integração logística completa entre as unidades fabris e de distribuição instaladas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, a companhia conta com aproximadamente 30 máquinas locadas.
“Tínhamos um problema muito grande com a qualidade dos equipamentos que alugávamos”, diz Ricardo Fachini, comprador sênior na Tondo. “As máquinas entravam em manutenção seguidamente e tínhamos problemas com empilhadeiras paradas. Mantínhamos contrato com outra empresa, e a marca dessas máquinas não atendia à grande demanda de trabalho”, explica.
Cada equipamento apresenta um tempo médio de uso de 400 horas por mês. Diante disso, Fachini comenta as vantagens do negócio feito com a Junghheinrich. “Como a máquina dificilmente apresenta problemas, houve melhora de qualidade de produção e ganho de tempo”. Dentre os equipamentos estão paleteiras, transpaleteiras elétricas e empilhadeiras elétricas contrabalançadas da série EFG, que suportam longos períodos de trabalho mantendo o mesmo desempenho.