Depois de iniciar as entregas no centro de São Paulo com bicicletas para atender ao segmento têxtil, a TNT está implementando o projeto em outras unidades espalhadas pelo Brasil, como Campinas (SP) e Curitiba. O projeto, desenvolvido em parceria com a EcoBike Courier, está funcionando em caráter de testes.
Em São Paulo foram feitas 439 entregas com 222 km pedalados e, segundo a empresa, foi possível evitar a emissão de 16 kg de CO2 na atmosfera. Já em Curitiba, as entregas chegaram a 470, com 1.376 km pedalados, evitando assim, 100 kg de CO2. Em Campinas os ciclistas percorreram 95,85 km em 30 entregas e evitaram a emissão de 6,98 kg de CO2.
A EcoBike Courier atua no mercado desde 2011, com serviços de entrega expressa realizados por ciclistas distribuídos em pontos estratégicos de cada região, em sete cidades atendidas. “A EcoBike Courier é um parceiro valioso. Hoje temos muitas entregas de documentos que são realizadas por motos. Com a utilização das bicicletas, temos uma redução de gastos com combustível, de impactos ambientais, e ainda conseguimos ser mais rápidos. Identificamos que, para entregas em um raio de 5 a 10 km, as entregas realizadas com a EcoBike Courier são mais rápidas, pois não sofrem os efeitos do trânsito, nem dificuldade para estacionar”, conta Murilo Silva, diretor da TNT Express.
A empresa também conta com estrutura de operação, como a contratação dos ciclistas e fornecimento de equipamentos de segurança. Com isso, ela consegue baixa rotatividade de funcionários e a TNT não precisa fazer treinamentos constantes para o atendimento de sua política de entregas. “O trabalho com a TNT é uma excelente oportunidade para a EcoBike Courier expandir sua carteira de clientes internacionais, acelerar a inovação e desenvolver outras atividades no segmento de entregas sustentáveis.” completa Cristian Trentin, fundador da EcoBike Courier.