O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) anunciou, no dia 5 de agosto, o recebimento do último lote de transtêineres para equipar seu novo cais de atracação. São quatro novos equipamentos que se juntam aos seis transtêineres entregues em junho. Eles serão utilizados para a movimentação interna de contêineres no pátio do terminal.
Assim como os seis equipamentos recebidos anteriormente, os transtêineres são constituídos por uma estrutura metálica de 29,5 m que se movimenta sobre quatro conjuntos de pneumáticos dispostos no piso, capaz de elevar e transladar cargas de até 50 toneladas para os caminhões e vice-versa.
Com a aquisição, o total será de 30 desses equipamentos em operação no terminal. As 20 unidades que já eram utilizadas operavam com pilhas de até cinco contêineres de altura e precisaram ser reformados para empilhar até seis contêineres. A diferença dos novos equipamentos adquiridos é que eles já vêm de fábrica nessa configuração.
“Até o final de agosto estaremos operando com capacidade máxima os dez novos equipamentos, o que resultará em um maior aproveitamento do pátio e redução do tempo de espera para os clientes”, avalia Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente Comercial do TCP.
Fabricados na China pela empresa finlandesa Kalmar, os transtêineres modelo E-ONE² foram adquiridos ao custo de R$ 37 milhões, parte dos mais de R$ 365 milhões investidos pelo TCP nos últimos três anos em um amplo projeto de modernização e ampliação do terminal.