O Terminal Portuário Deicmar, situado no Cais do Saboó, no Porto de Santos (SP), recebeu ontem, 21 de maio, a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que tem previsão de iniciar as operações na Baixada Santista, ligando as cidades de Santos e São Vicente, no primeiro semestre de 2015. Ao todo, serão recebidas 22 composições.
Formada por três equipamentos, a composição é fabricada em Valência, na Espanha. Cada VLT tem 2,65 m de largura e 44 m de comprimento. O navio que trouxe a primeira entrega foi o Grande Buenos Aires, da Grimaldi, que possui 214 metros de comprimento e atua na modalidade roll-on roll-off (Ro-Ro). A descarga dos ativos foi realizada por Maffis trailler, responsáveis pelo descarregamento e transposição para carretas.
De acordo com o gerente executivo de logística da empresa Cisa Trading, responsável pela gestão logística e pelo processo de importação dos equipamentos, José Roberto Costa, a Deicmar foi escolhida graças à localização privilegiada do terminal e sua expertise em operações com embarcações Ro-Ro.
A aplicação de VLT no transporte público da Baixada Santista, que interligará nove municípios, é uma iniciativa do Governo do Estado, tem a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU-SP) como coordenadora e o consórcio TremVia Santos – formado pelas empresas TTrans e Vossloh Espanha – como responsável pela execução. O investimento total está estimado em mais de R$ 1 bilhão e será aplicado na compra dos equipamentos, concepção da infraestrutura, além da execução e manutenção do sistema.