A Copersucar inaugurou, na última segunda-feira, dia 12 de março, a ampliação de seu Terminal Multimodal de Ribeirão Preto (SP). A ação faz parte da estratégia da empresa de investir R$ 2 bilhões em projetos de logística até 2015. Ao todo, R$ 30 milhões foram aplicados para a estruturação da melhoria.
O local é dotado de um novo armazém, um sistema de recepção rodoviária (moega) e de carregamento de vagões (tulha), além de esteiras transportadoras que, em conjunto com a Pêra Ferroviária – também inaugurada na última segunda-feira –, permite elevar a capacidade de expedição para dez mil toneladas por dia com destino ao Porto de Santos (SP), produtividade dez vezes superior ao volume verificado antes da ampliação. Quanto à estocagem, a capacidade estática, agora, é de 70 mil t de açúcar. Anteriormente, 50 mil t ficavam armazenadas.
O reforço no terminal tem como objetivo viabilizar o aumento da capacidade de recepção e expedição de açúcar, bem como de armazenagem, além de garantir velocidade nas operações. Para isso, a companhia estruturou no local, por exemplo, a pera ferroviária – desvio de 2,8 km na linha principal – necessária para aperfeiçoar o escoamento em larga escala da produção, ampliando a capacidade de movimentação de 150 mil t para 1,5 milhão de t de açúcar por ano até o terminal santista.
A obra permite que a Copersucar intensifique, ainda, o uso de ferrovia, otimizando a utilização de caminhões. Estima-se a queda de 42 mil viagens de caminhões por ano, no trecho Ribeirão Preto-Santos, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de gases de efeito estufa, além de contribuir para maior segurança e mobilidade no trânsito rodoviário e urbano.
A operação ferroviária é realizada entre a Copersucar e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O contrato entre as empresas, de longo prazo, permitiu a reforma de 500 vagões tipo Hopper, dedicados à Copersucar, o que, segundo as empresas, irá gerar ganhos de produtividade tanto na carga quanto na descarga. A empresa não revela mais detalhes sobre o acordo.
Segundo o presidente da Copersucar, Paulo Roberto de Souza, o modal ferroviário responde atualmente por 50% do transporte de açúcar a granel, e a meta da companhia é chegar a 70% dentro do atual plano de investimentos, até 2015. “A entrada em operação do novo terminal integra a estratégia logística da Copersucar e representa uma ação concreta de sustentabilidade, pois economicamente nos permite a redução de custos nos processos, traz o benefício ambiental do uso intensivo da malha ferroviária e, além disso, contribui socialmente para a diminuição dos riscos de acidentes nas estradas paulistas, retirando um grande volume de caminhões de circulação”, diz.
Já para o presidente do Conselho da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, a implantação desses projetos de infraestrutura e logística é mais um passo da Copersucar para fortalecer sua liderança no setor sucroenergético. “Essa operação vem aumentar a nossa competitividade e agregar valor aos resultados”, afirma.