A Dematic, fornecedora de equipamentos e sistemas logísticos para movimentação de materiais, instalou, no último mês de dezembro, dois transelevadores na unidade de Goiana (PE) da Hemobrás, empresa do governo brasileiro responsável pela produção de hemoderivados.
Os equipamentos, condicionados ao trabalho em baixas temperaturas, possuem 14 metros de altura, capacidade para 550kg e atendem 520 posições-palete da unidade, que conta com 2,7 mil m² de área construída, pé-direito de 19 m e uma câmara fria. Operando inicialmente a 10ºC, a câmara deve chegar ao nível estável de -35ºC em até quatro meses.
A unidade, que demandou investimentos de R$ 27 milhões, destina-se à recepção, triagem e armazenamento de plasma sanguíneo. A edificação atual, inaugurada no último dia 19 de dezembro, corresponde à primeira fase de construção do complexo e compreende o primeiro bloco da estrutura, porta de entrada para o processo de transformação do plasma em medicamentos utilizados no tratamento de pacientes com queimaduras e doenças como hemofilia, cirrose e Aids. A segunda fase da obra, que teve início em junho de 2011, orçada em R$ 269 milhões, engloba 12 novos blocos, que somam 45 mil dos 48 mil metros quadrados totais previstos para planta de Goiana, que deve funcionar em operação plena em 2014.