A Brado Logística e o Terminal Santa Catarina (Tesc), que firmaram um acordo operacional no último mês de julho, concluíram ontem, dia 10 de agosto, a primeira operação de transporte ferroviário de contêineres para o Porto de São Francisco do Sul (SC). Os equipamentos de transporte, carregados com couro, saíram da unidade da Brado em Cambé (PR) e seguiram para o terminal portuário.
De acordo com o presidente da Brado Logística, José Luis Demeterco, a companhia aposta no acordo com o Tesc, já que a iniciativa abre as operações por ferrovia em mais um porto, viabilizando a intermodalidade para os exportadores do Paraná e Santa Catarina e desafogando as estradas dos dois Estados.
A carga chegou ontem no período da manhã e foi descarregada diretamente no retroporto do Tesc, com destino para o mercado internacional. A parceria da Brado Logística com o terminal de contêineres tem o objetivo de viabilizar o transporte ferroviário de contêineres dry e reefer para o porto de São Francisco do Sul, reduzindo em até 20% o custo com transporte de cargas em contêineres.
A malha ferroviária existente, que já realiza operações com granéis, vai aumentar a atividade de transporte de contêineres para cargas frigorificadas e secas e atender, a princípio, os exportadores de Lages (SC), Ponta Grossa (PR), Cambé, Cascavel (PR) e, após 90 dias do acordo firmado, Telêmaco Borba (PR). O tempo de deslocamento será de, no máximo 96 horas, e terá frequência diária para movimentação de contêineres cheios e vazios.
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