Equipamento pesando 284 toneladas tem como destino a cidade de Araucária
Por Redacción el
27 de mayo de 2011 a las 14h20 (atualizado em 31/05/2011 às 15h05)
O Porto de Paranaguá recebeu ontem (26) o navio BBC Green Land, que trouxe da Índia o último equipamento de um conjunto de cinco reatores que serão utilizados nas obras de ampliação da Unidade de Hidrotratamento de Gasolina da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
O reator, que pesa 284 toneladas e mede 4,4 metros de diâmetro por 13,5 metros de altura, exige operações especiais de descarga no porto e também no transporte até o destino final, processo que demora em torno de uma semana.
A refinaria já instalou uma das unidades, que chegou ao país em janeiro. A segunda está em trânsito, já no município de São José dos Pinhais, e deve ser entregue até o próximo domingo (29). Devido às dimensões do equipamento, o transporte é feito preferencialmente no período noturno ou nos finais de semana, para evitar maiores transtornos ao tráfego. O veículo que realiza o transporte do reator trafega a 10 km/h, podendo chegar a 15 km/h, conforme o fluxo das vias.
Duas peças ainda aguardam preparação para o transporte no pátio de veículos do Porto de Paranaguá. A última, recebida ontem, aguarda ainda a liberação alfandegária. De acordo com a Petrobras, os reatores fazem parte do processo de modernização e ampliação da capacidade de produção da Refinaria Presidente Getulio Vargas.
Acesso de caminhões
A Secretaria de Infraestrutura e Logística, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a prefeitura de Paranaguá e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) anunciaram a elaboração de um plano integrado para disciplinar o acesso de caminhões ao porto de Paranaguá. Discutida na última segunda-feira (23), a iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhoria da produtividade do setor de transporte, dar melhores condições de trabalho aos motoristas e garantir a segurança da população.
“O acesso de caminhões ao Porto de Paranaguá precisa ser disciplinado para que todo o setor de transportes ganhe produtividade na chegada ao terminal marítimo e o tráfego urbano da cidade não seja prejudicado, afetando o dia a dia dos moradores e o turismo histórico na cidade”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Segundo ele, a intenção é apresentar o plano em Brasília já no mês que vem.
Segundo Richa Filho, a iniciativa estudará sistemas mais eficientes de circulação, como a adoção de placas de sinalização mais modernas, por exemplo. “Gerar melhores condições operacionais e de segurança no sistema viário de acesso ao porto é obrigação do poder público”, completa.
www.portosdoparana.pr.gov.br
Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad.
Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.