Terminal é o único do continente a ter equipamento, que operando até dois contêineres de 40 pés de uma só vez, tem o dobro da capacidade dos similares
O Tecon Santos acaba de receber metade dos seis portêineres do tipo Super Post-Panamax, que adquiriu da fabricante chinesa ZPMC em meados do ano passado. Operado pela Santos Brasil, o terminal é o único de todo o continente americano a contar com equipamentos desse tipo, capazes de operar, de uma só vez, dois contêineres cheios de 40 pés ou quatro de 20 pés. A aquisição das seis máquinas consumiu cerca de US$ 60 milhões em investimentos – parte de um aporte de R$ 200 milhões empregado em uma série de melhorias e obras de expansão. Os novos portêineres elevam a frota do Tecon Santos de oito para 14.
Mais do que aumentar a velocidade das operações, a chegada do primeiro lote dos portêineres Super Post-Panamax permite ao Tecon Santos receber os maiores navios em atividade no mundo. Graças ao alcance dos equipamentos, passarão a atracar no porto porta-contêineres de mais de 7.000 TEUs, limite que hoje chega a, no máximo, 5.500 TEUs. Com a ajuda dessas máquinas, a expectativa da Santos Brasil é que a produtividade do terminal passe dos 55 mph (Moves Per Hour – sigla em inglês que expressa o número de contêineres movimentados em uma hora) atuais, para 90 mph em 2010. O último recorde de movimentação foi de 108,4 mph, no último dia 3.
Os três equipamentos recebidos agora devem estrear até o final do mês; o próximo lote, também com três portêineres tem previsão de chegada entre julho e agosto. Para isso, a Santos Brasil já providenciou o treinamento dos operadores das novas máquinas: quatro funcionários da empresa foram para a China no início do ano e deverão receber aulas práticas de um especialista enviado pela companhia fabricante. Além disso, foi construída uma réplica da cabine dos Super Post-Panamax, para que os colaboradores fossem se adaptando aos novos controles e comandos.