Ibovespa
120.771,88 pts
(-3,15%)
Dólar comercial
R$ 6,27
(2,82%)
Dólar turismo
R$ 6,48
(2,30%)
Euro
R$ 6,50
(1,73%)

Direct gere entregas do Supermercado Zona Sul

Por Redacción el 14 de enero de 2009 a las 10h31 (atualizado em 18/04/2011 às 12h04)

Empresa manipula itens adquiridos nas 30 lojas da rede varejista

A Direct, companhia que se caracteriza pela presença no segmento de entregas expressas, principalmente junto a clientes que atuam no e-commerce, divulga a operação de mais um parceiro. O trabalho junto ao Supermercado Zona Sul, rede varejista instalada no Rio de Janeiro que possui 30 lojas e atende ao público das classes A e B, consiste em entregar os produtos na casa dos clientes. O diretor comercial da Direct, Luiz Henrique Cardoso do Nascimento, conta que as lojas da unidade Zona Sul não possuem estacionamento – todo o espaço é destinado à área de vendas – , já que os consumidores do supermercado têm a cultura de ir à loja, mas preferem receber os itens na residência.

O diretor explica qual era a necessidade da rede varejista. “A proposta era que assumíssemos as entregas domiciliares, realizadas por seis pequenas empresas”, diz. Nascimento lembra que a movimentação dos itens era realizada de maneira rudimentar por motos, pequenos veículos de carga e bicicletas. De acordo com o executivo, este cenário obrigava o gerente das lojas, além de gerenciar o dia-a-dia do ponto-de-venda, supervisionar as entregas.

Nascimento reconhece que num primeiro momento assumir a operação das entregas não os interessava, uma vez que o foco da empresa é coletar produtos fracionados num dia para realizar as entregas no seguinte. Foi decidido, então, que a companhia seria responsável por gerenciar o trabalho das seis fornecedoras de entregas e proporcionar visibilidade aos processos. “Os gerentes das lojas Zona Sul sabiam a hora que o entregador saía da loja e quando voltava, mas não tinham conhecimento do que acontecia neste meio tempo”, frisa. Com a chegada da Direct, foi possível conhecer todas as informações – a hora da saída, da entrega e a quantidade, além do horário que saiu do cliente e que retornou à loja.

Acompanhamento
 
Para obter o controle das ações, foi necessária a implementação de uma ferramenta gerencial. Nascimento informa que a Direct desenvolveu um projeto baseado na implantação da tecnologia Wap (do inglês wireless application protocol) a fim de gerir a operação. “Para cada um dos cerca de 200 entregadores das seis empresas prestadoras de serviço de entrega disponibilizamos um aparelho Nextel com aplicativo Wap que permite  a rastreabilidade total, desde o momento em que o ticket é gerado na loja até a chegada na casa do consumidor”, afirma.

Segundo o diretor, assim que o entregador realiza o trabalho, a operação é registrada no Wap, possibilitando o total controle de entregas feitas por cada funcionário, quanto tempo demorou cada uma delas e o tempo médio da tarefa. “Liberamos o gerente das lojas da responsabilidade de acompanhar esse serviço”, ressalta.

Vantagens

Na opinião de Nascimento, a chegada da Direct na operação auxiliou no crescimento do Zona Sul. “Chegou um momento que eles viram que não são especialistas em logística e entrega, o negócio da empresa é comprar e vender produtos. Se continuassem crescendo e a entrega não fosse eficaz poderiam ter um índice de reclamação tão alto que colocaria o negócio em risco”, acredita. O diretor afirma que os índices de reclamação caíram em 40% e o tempo médio das entregas hoje é de 45 minutos – o prazo anterior, bem como o indicador de quebra de produtos, não foi informado.

Para o diretor, ainda há muitas possibilidades de trabalho junto ao Zona Sul. “Assim que o serviço estiver consolidado há a possibilidade, por exemplo, de oferecer promoções vinculadas ao tempo de entrega”, diz. A gama de clientes a ser atingida também é vasta uma vez que, segundo o executivo, cerca de 3% dos clientes que realizam as compras no supermercado solicitam que suas compras sejam entregues em casa. O número de manipulações não foi divulgado.

Procurado pela Tecnologística, o Supermercado Zona Sul não retornou à solicitação de entrevista.

www.directlog.com.br

www.zonasul.com.br


 

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar