A Brado Logística anunciou um crescimento de 36% no transporte de defensivos agrícolas entre outubro de 2023 e setembro de 2024, comparado ao período anterior. O avanço decorre da implementação de uma operação logística dedicada ao setor agrícola, que integrou modais ferroviário e rodoviário e trouxe melhorias significativas no nível de serviço.
Mudanças na operação logística
A nova operação incluiu o uso de caminhões exclusivos para etapas críticas, como transporte entre centros de distribuição e movimentação nos terminais. Essa estratégia permitiu reduzir o tempo médio de transporte entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT) de 15-18 dias para 11 dias.
No transporte de defensivos agrícolas importados, a operação envolveu o desembarque no Porto de Santos, seguido de transporte ferroviário até terminais em Rondonópolis (MT) e Anápolis (GO). De lá, os produtos foram encaminhados aos destinos finais com os caminhões dedicados.
Melhorias na pontualidade
A operação resultou em avanços nos indicadores de pontualidade. O índice de coleta, que era de 70,7% em 2023, alcançou 98,4% em 2024. No caso das entregas, a pontualidade passou de 86,2% para 100%.
Impactos ambientais
A operação também contribuiu para a redução de emissões de CO2. Entre julho de 2023 e setembro de 2024, a Brado evitou a emissão de 8,8 mil toneladas de CO2, o equivalente às emissões de 1,9 mil veículos. Para neutralizar esse volume de emissões, seriam necessárias cerca de 63,7 mil árvores.
Declarações e próximos passos
Marcus Bruno Carvalho Nascimento, executivo responsável pela carteira de defensivos agrícolas da Brado, destacou que a estratégia multimodal trouxe ganhos em eficiência, segurança e sustentabilidade. Ele também reforçou o compromisso da empresa com práticas que atendam às demandas do mercado e contribuam para a preservação ambiental.