O Tecon Salvador, terminal de contêineres administrado pelo Grupo Wilson Sons na capital baiana, registrou um crescimento de 10,4% nas importações no mês de outubro, em relação ao mesmo período de 2015. A alta foi impulsionada pelas descargas do setor de energia fotovoltaica (solar). O segmento representou 17% do volume de importação do terminal e a tendência é que os números continuem em alta até dezembro.
Desde março deste ano, passaram pelo terminal aproximadamente 3.600 TEUs em equipamentos para a montagem de parques de energia solar. Atualmente, o Tecon Salvador é o terminal que mais movimenta esse tipo de carga no Nordeste.
Outros setores também se destacaram na importação, com crescimentos expressivos no terminal. Entre eles estão o de eletrônicos, com um aumento de 169% em relação a outubro de 2015, fertilizantes, com 41%, e polímeros, com 15%.
Para o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, as perspectivas são boas para os próximos meses. “O que temos hoje de crescimento na economia está atrelado a investimentos públicos na construção de parques de energia renovável. Os leilões e projetos mapeados para acontecer são muitos. Muita coisa está acontecendo no setor e não tem como não ficar otimista.”, diz.