A Trelleborg, companhia de origem sueca que atua globalmente no segmento de pneus e rodas para máquinas agrícolas e florestais, empilhadeiras e outros equipamentos de movimentação de materiais, finalizou, no mês de maio, o processo de aquisição da CGS Holding, empresa checa que desenvolve pneus para aplicação na agricultura e na indústria, além de soluções na área de engenharia de polímeros.
Os valores da negociação, realizada em novembro de 2015, totalizaram 10,9 bilhões de coroas suecas, montante que equivale a aproximadamente R$ 4,7 bilhões. A CGS Holding inclui as empresas Mitas, Rubena e Savatech. A Mitas responde por aproximadamente dois terços das vendas do grupo e tem forte presença no mercado de pneus especiais. A Rubena e a Savatech atuam na área de engenharia de polímeros, com produtos de vedação, peças especiais moldadas, blanquetas de impressão e tecidos técnicos.
“É altamente gratificante receber a CGS no Grupo Trelleborg. Esta companhia esteve por muito tempo em nossa lista de interesses. A aquisição vai permitir que a Trelleborg dobre suas vendas de pneus agrícolas, reforce a posição de liderança em pneus industriais e acrescente novas posições em segmentos de pneus especiais”, analisa o CEO da Trelleborg, Peter Nilsson. “A linha de soluções de engenharia de polímeros da CGS nos permite reforçar nossa liderança em diversas áreas de negócios do grupo”.
A Mitas foi integrada à unidade de negócios da Trelleborg chamada Wheel Systems. Durante a transição, as outras operações continuaram de forma independente às já existentes na empresa compradora, até serem gradualmente integradas. Com a conclusão do processo, o grupo passou a contar com 23 mil colaboradores em 47 países – incluindo o Brasil – e um faturamento de cerca de 30 bilhões de coroas suecas, ou R$ 12,9 bilhões.